Alex Muniz nos EUA
A loja onde foi realizado o Mundial com pilotos de todo o mundo |
|
À esquerda, Muniz, Chubby, Paul e Andy |
|
Sá e Thielo |
Sá, Carioca e Junka |
Ao lado área dos pits |
|
Área de tec check | Carioca na vistoria |
Intervalo das corridas | Leite na pista |
Eurosport do Muniz |
|
Os F 1 do Muniz: treino e corrida |
Semi final de F1 1/32 |
Flávio Araujo | F 1 com a única mulher a correr na categoria |
Muniz correu o Campeonato Norte Americano em pista plana sagrando-se campeão no Grupo 12 USRA.
Flavio Araujo | |
Muniz, Leite e Flávio | Os campeões |
Alex Muniz e outros brasileiros na República Theca em 2015
ALEXANDRE MUNIZ – DO SONHO À REALIDADE Neste ano tive a oportunidade de realizar dois antigos sonhos no autorama, um deles o Campeonato Americano (USRA NATS Div II - onde fui vice-campeão) e o outro o Campeonato Mundial (ISRA - International Slot Racers Association - www.isra-slot.com). Participar do mundial ou da ISRA como é chamado pelos pilotos no mundo todo é o máximo que um piloto de ponta pode desejar para si. Ali está a nata do autorama mundial e para a maioria dos participantes o objetivo é chegar à semifinal (24 pilotos) e para bem poucos a final (8 pilotos). O "Team Brasil" foi composto de 7 integrantes, sendo 5 regulares mais nós e o José Mario que esporadicamente participa de alguma etapa de acordo com a sua disponibilidade; os pilotos eram: Luiz "Gugu Red Fox" Bernardino (SP), Ricardinho Monza (SP), Breno (SP), Alexandre Leite (SP), Marcelo "Thiello" Gonzalez (SP), Alexandre Muniz (RJ) e Zé Mario (B52-SP). Todos os grandes fabricantes do mundo estavam lá, logo novidades de todos os tipos foram apresentadas: pneus, transmissões, chassis, carrocerias, motores, fontes e ferramentas de todo tipo. Antes de falar das corridas é preciso falar dos treinos extremamente reduzidos devido à grande quantidade de pilotos só se conseguia andar 3 a 4 fendas de 4 minutos por dia em cada categoria, isso prejudicou demais o acerto dos carros. Reforçando o que disse antes o novato tem tudo para se ferrar, no ano que vem a corrida será em Chicago e eu terei uma boa posição de “qualify” e treinos o que vai facilitar bastante minha vida. Também poderei andar em todas as provas o que não pude agora por não estar ranqueado; já sei também o que devo melhorar na preparação, tanto de equipamento quanto de treino, ir a pista como os demais brasileiros fizeram este ano será essencial para um bom resultado. O que é algo difícil, no atual estágio em que me encontro, é ter acesso aos chassis protótipos que os gringos usam e que não estão à venda em lugar nenhum e faz parte da guerra dos fabricantes. Eles escolhem 3/4 pilotos e tentam a sorte. Ainda não tenho expressão lá fora para pleitear isso, mas talvez com a ajuda do Gugu quem sabe, preciso de um resultado mais concreto lá fora... Para entender o que aconteceu nas corridas é necessário entender inicialmente os treinos. Cheguei a Praga no dia 26 e a pista só começou a funcionar no dia 27/09 e a programação era de 27/09 a 02/10 treino livre e depois as corridas, 03 e 04/10 Production, 05 e 06/10 Euro 1/32, 07 e 08/10 F1 1/32 e 09 e 10/10 Eurosport 1/24; as corridas são em dois dias, pois todos os pilotos fazem um treino oficial que consiste em 4min em cada fenda numa sequência previamente estipulada que no caso foi de 3/3/2 fendas (andava 3 fendas de 4min com intervalo de 28min entre elas depois 01h30min de intervalo para mais 3 e depois umas 4 horas para as 2 ultimas), tudo muito bem organizado e divulgado, mesmo assim é difícil de entender e me embolei com o tempo e perdi o "time" no box, por não entender exatamente como funcionava. Perdi um tempo precioso aguardando meu treino quando poderia estar acertando o carro nos boxes e o inverso também aconteceu onde estava preparando algumas coisas no box quando chegou minha hora de treinar e não pude levar para a pista o que pretendia testar/treinar, ou seja, uma confusão danada para um marinheiro de primeira viagem. Voltando aos treinos livres eles dividiram o dia em 4 sessões de 3h para cada categoria onde cada categoria teria 39 baterias de 4min por 30s de intervalo de troca, obrigatoriamente quem andava tinha que recolocar. No primeiro dia foi bem tranquilo deu para andar umas 5/6 vezes por categoria, mas já no segundo dia a coisa complicou; foram no máximo 3 vezes por categoria devido ao alto número de pilotos, isso é muito complicado, pois era impossível testar tudo que tinha de material, principalmente os diversos tipos de pneus e chassis. O último dia de treino é reservado somente para os pilotos estrangeiros, ou seja, todos menos os Tchecos o que seriam uns 30 pilotos a menos. Na categoria Production G12 (Endurance em duplas) recebemos um Kit contendo um motor, dois pares de pneus e duas carrocerias; montei o carro e não gostei do mesmo, como tinha outros fui trocando até encontrar um bom que funcionasse bem com o motor da corrida que tinha muito freio mesmo com zero no acelerador, ao final do dia encontrei um bom acerto e tinha mais duas fendas para treino na manhã seguinte onde poderia testar alguns ajustes que fiz na madrugada (fui dormir as 02h), a corrida começava às 13h e às 10h descobri que as pequenas modificações que fiz no chassi JK (lixei a ponta de dois batentes com dremel para aumentar o movimento das laterais) não eram permitidas no regulamento sendo passível de desclassificação, entrei em pânico, pois não tinha outro chassi bom e teria que montar um partindo do zero, sendo que nunca havia montado este chassi em todos os anos de autorama, fiquei muito puto e preocupado em não prejudicar a corrida do meu parceiro americano (Johnatan Forsythe), peguei um chassis no balcão e mãos a obra, montei o carro, mas perdi os treinos que foram feitos pelo meu parceiro. O qualify é dividido em 30s para cada piloto sendo o segundo largando da posição em que o carro parou; ninguém toca no carro apenas troca de piloto/controle. No qualify tínhamos um bom carro rodando no tempo dos ponteiros, mas com tudo que havia acontecido eu estava uma pilha, meu parceiro fez os 30s me entregando o carro na primeira posição até aquele momento, a primeira volta foi bem tranquila, mas logo na segunda volta dei uma pancada que destruiu o carro e a nossa corrida; no final tínhamos média para ficar entre os 5 primeiros, mas não tive cabeça e fiz uma das maiores cagadas em toda a minha vida de autorama, uma pena. No dia seguinte eu não andava, pois não consegui inscrição para o Euro 1/32, logo tirei o dia para abolir autorama da minha cabeça, estava muito mau com o que havia acontecido no dia anterior e precisava desligar o botão, fui para o centro histórico de Praga e pude viajar na história da humanidade com um dos cenários mais lindos que já vi em toda a minha vida, o dia seguinte também estava um pouco letárgico, mas comecei a trabalhar nos carros que usaria nos treinos e corrida de F1. Tive muitos problemas de acerto e estava difícil até de treinar, enquanto a maioria virava 5,7s eu virava 6,1s com muita dificuldade; após os treinos fui me consultar com o Gugu e chegamos a algumas conclusões: havia problemas com os pneus e alguns erros na construção do chassi. No dia seguinte fui para o qualify e virei 5,8s e ainda dava para virar mais baixo, pois o carro era totalmente diferente do que havia treinado e fui acertando o acelerador conforme fui dando as voltas do qualify, na corrida cheguei a virar 5,7s e acabei ficando em 32º a 2 1/2 voltas do 24º (semifinal). Foi bom, mas poderia ter sido um pouco melhor, se tivesse treinado com o carro que corri certamente seria bem melhor; de positivo foi a presença na minha bateria do Mathy Fhyr (até então o número um do ranking) que ganhou a bateria e foi para a final entrando em 23º; tivemos algumas boas disputas e foi bem legal andar com ele, pude aprender bastante. A corrida de ES24 (força livre 1/24) era a mais esperada por mim, pois é o carro que mais gosto de andar, nos treinos rapidamente consegui definir o chassi que iria andar, mas faltava escolhe os pneus entre os 8 que tinha para testar, devido a grande quantidade de pilotos a condição de pista estava mudando bastante e mesmo assim consegui uma boa configuração, terminei o dia virando 3,9s fácil na pista de canto enquanto os mais rápidos estavam em 3,7s nas pistas de centro, infelizmente eu seria o terceiro a tomar tempo às 08h00minh da manhã; o primeiro foi o ultimo do total de pilotos, a segunda foi a 74º e eu sendo o terceiro fui o 42º entre os 120 pilotos, não consegui andar direito, pois a pista ainda estava muito fria e dei poucas voltas (9) se comparado aos pilotos seguintes (12 a 14). Vale ressaltar que tomei um pênalti de 10 voltas por entrega tardia do carro para inspeção, tínhamos 15 minutos após o ultimo treino e exatamente neste treino eu andando bem devagar para não bater um carro saiu na minha frente e a carroceria entrou na coroa, tive que trocar a carroceria e estava monitorando o tempo, quando deu a hora limite fui entregar, estava com meu telefone na mão e marcava 22h33minh, só que a organização estava computando os segundos, levei ferro por 37s, vida de iniciante não é fácil. Iniciando a corrida tive problemas com o meu contato e perdi algumas voltas, fui andando e era nitidamente o mais rápido na fenda, mas novamente tive problemas com o contato, isso aconteceu 3 vezes durante a minha bateria, cheguei em segundo na minha bateria sendo o 26º no geral, menos as 10 voltas fui o 42º, apesar de não ter entrado na semi fiquei bem feliz com o resultado e aprendi bastante durante todo o período do evento, foi uma Pós Graduação concentrada, aprendi sobre o ajuste dos carros, diferença dos pneus, pilotos e até mesmo a maneira diferente em que os europeus andam: menos motor e carro quase sem freio em que o mesmo vai deslizando na pista, é uma técnica totalmente diferente a qual não pude testar ainda, mas ficou bem gravado na mente. Os resultados dos brasileiros estão cada vez melhores; na Production tivemos a equipe Gugu/Ricardinho chegando em quarto e o Leite correndo com o italiano Merlini chegando em 11º, Breno/Thielo em 49º e eu como demolidor de equipe chegando em 79º. No ES32 Leite chegando a final em 7º, Breno na Semi em 14º, Ricardinho em 27º, Gugu em 39º, Zé Mario em 94º. Na ESF1 Gugu em 26º, Muniz em 32º, Leite em 66º, Thielo em 94º e Ricardinho em 112º. Na ES24 Ricardinho em 17º, Leite em 19º, Gugu em 26º, Muniz em 41º, Breno em 52º e Thielo em 75º.
|